São Luis – A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, se reuniu esta semana com o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, para firmar parceria visando o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em São Luís. Por meio da parceria serão adquiridos um veículo e equipamentos para a Central de Recebimento dos Alimentos da Agricultura Familiar, a serem entregues à população beneficiada com o programa.
Serão adquiridos um caminhão baú refrigerado, balanças, caixas, paletes, freezer, computador e monoblocos. “Solicitamos ao secretário apoio no sentido de dar celeridade à licitação para compra destes equipamentos e ele se colocou à disposição para o que precisarmos”, disse Fatima Ribeiro, que durante a reunião expôs ao secretário as diretrizes do programa e suas estratégias de execução.
“Essa central é de suma importância para recebimento dos produtos da agricultura familiar”, completou a secretária. A parceria inclui ainda assistência técnica aos agricultores e insumos necessários para incremento da produção local.
As centrais de recebimento do PAA estão localizadas nas comunidades rurais de Matinha e Tajipuru. Nesta primeira etapa, 300 produtores familiares serão beneficiados. Entre os produtos da agricultura familiar a serem adquiridos pelo programa estão os hortifrutigranjeiros, de extrativismo (juçara, coco babaçu, buriti), pescado e mariscos.
SEGURANÇA ALIMENTAR
Durante a reunião, Fatima Ribeiro apresentou ainda o Plano Municipal de Segurança Alimentar – PLAMSAN, documento que norteia as políticas públicas e ações no setor. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma importante ferramenta da Política Pública de Segurança Alimentar. O objetivo é a geração de renda das famílias que se encontram na faixa da extrema pobreza e a garantia da segurança alimentar e nutricional às populações em estado de vulnerabilidade social. Um dos principais objetivos do programa é estimular a permanência das famílias no campo. O PAA é executado com recursos dos Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os municípios são contemplados através de adesão mista com o Governo do Estado.
