INDIGNAÇÃO! Jardson Rocha e Sandro Marinho não representam o povo de Rosário

Os Vigaristas (Cururu, Zé Pilintra e Nobre Edil)

Jardson Rocha e Sandro Marinho não representam o povo de Rosário.

* A maior vergonha já vista na cidade de Rosário;

* Verdadeiros irresponsáveis;

* Indignos de serem chamados representantes do povo;

São com estes termos que o Blog Maranhão de Verdade se retrata aos Nobres Edis – Vereadores Jardson Rocha e Sandro Marinho.

Entenda o caso:

Segunda-feira, 24 de novembro de 2014, seria o dia em que se julgariam as prestações de conta do ex-prefeito de Rosário – Marconi Bimba, na qual foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). No entanto, caberia à Câmara Municipal de Rosário o parecer final – seguir a decisão do TCE ou julgar favoráveis as contas do ex-prefeito.

Para entendermos o que aconteceu neste dia, voltaremos ao passado para explicar quais os motivos levaram o TCE reprovar as contas de Marconi Bimba.

Motivo 01: Não pagamento dos servidores públicos, alguns com até três meses sem pagamento.

Nota: Nos meses finais de seu mandato, Marconi Bimba, deixou os servidores municipais sem seus vencimentos. Mães e pais de família mantiveram-se apreensíveis durante esse período, pois com o atraso do primeiro mês, ficou a dúvida se iriam ou não trabalhar. Se fossem trabalhar, poderiam trabalhar de graça, e se não fossem, poderiam ser mandados embora por justa causa. Foi tão drástica a situação que a nova gestora teve que negociar os pagamentos atrasados dos professores durante todo o primeiro ano de sua gestão.

Motivo 02: Transferência de mais de 4 milhões de reais dos cofres públicos para contas de pessoas físicas.

Nota: Nos últimos dias da gestão do ex-prefeito Marconi Bimba, havia a preocupação, por parte da nova gestora, de como ficariam as contas bancárias da prefeitura de Rosário. Foi um corre-corre; um vigia aqui; observa ali; vai a Banco, conversa com

Gerente de Banco, tudo isso prevendo o que realmente aconteceu – transferência de valores da conta bancária da prefeitura para conta bancária de pessoas físicas de confiança do então gestor. O resultado foi que a conta da prefeitura de Rosário foi entregue praticamente zerada para a nova gestora. O TCE julgou como irregular essa movimentação financeira.

Motivo 03: Entrega do dinheiro da merenda escolar para agiotas, conforme mostrou a imprensa nacional.

Nota: Durante toda sua gestão, o ex-prefeito Marconi Bimba, esteve sob pressão de agiotas, que durante sua campanha para prefeito foi beneficiado financeiramente por eles. Os mesmos agiotas que bancaram a campanha de Marconi Bimba foram os que estavam envolvidos na morte do jornalista Décio Sá. Eles mantinham um esquema de fornecimento de merenda escolar em vários municípios do Maranhão, inclusive Rosário. Duas situações marcaram o envolvimento do ex-prefeito, os agiotas e as merendas escolares:

1 – A primeira foram toneladas de alimentos com prazo de validade vencidos encontrados no ‘lixão’ na estrada do povoado Itamirim;

2 – A Segunda situação refere-se às buscas que os agiotas fizeram na empresa e casa do então vice-prefeito; na ocasião levaram automóveis, móveis, dinheiro, além de o ameaçarem de morte caso não fizesse o restante do pagamento. O ex-prefeito Marconi Bimba, na época, mantinha-se escondido com medo das represarias dos agiotas.

Motivo 04: Débito de mais de 8 milhões com o INSS e 5 milhões com a CEMAR.

Nota: Tanto o INSS quanto a CEMAR foram caloteados por Marconi Bimba. A falta de compromisso deixou um debito de 8 milhões com o INSS além de vários órgãos (secretárias, postos, escolas, etc.), dependentes da prefeitura, sob ameaça de corte de fornecimento de energia. Uma desorganização administrativa.

Motivo 05: Sucateamento de toda administração municipal.

Nota: Antes de se despedir da prefeitura, Marconi Bimba deixou de presente para a nova gestora uma administração toda sucateada. Existiam móveis em péssimos estados, notas fiscais jamais foram encontradas, falta de documentos importantes da prefeitura, a sede da prefeitura estava em estado lastimável de atendimento, maquinários em desuso, ferramentas sumidas; a prefeitura estava em um total abandono, jogada às traças, parecia mais casa sem morador.

Devido os motivos citados acima, o Tribunal de Conta do Estado (TCE), foi favorável a reprovação das prestações de conta do ex-prefeito, porém, o veredito final ficaria a cargo da Câmara Municipal de Rosário, e seria exatamente na sessão desta segunda (24), que se votaria essa bendita prestação de conta.

Mas, algo de muito estranho aconteceu, na verdade, já era de se esperar. O presidente (Vereador Sandro Marinho) e o relator (Jardson Rocha), ambos da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal, NÃO COMPARECERAM à sessão. Uma vergonha para quem se diz representantes do povo.

A falta dos vereadores na sessão fez ascender vários questionamentos entre a população que aguardava ansiosamente o posicionamento dos Nobres Edis. Dentre esses questionamentos, temos:

* Por que faltaram à sessão? E por que ambos?

Possível resposta: Talvez uma articulação feita entre eles – Bimba, Jardson e Sandro; seria um possível boicote à sessão da Câmara Municipal de Rosário com o objetivo de ganhar tempo para que possam reverter a situação, que não está nada favorável a eles, já que a população de Rosário está atenta ao que está acontecendo.

* Quais garantias terão do ex-prefeito Marconi Bimba caso consigam aprovar as contas?

Possível resposta: Na cidade de Rosário não se fala outra coisa, se não é a venda de um apartamento por Marconi Bimba objetivado ‘garantir’ sua aprovação de contas.

* Como se procederá esse pagamento?

Possível resposta: Valores por volta de 25 mil a cada vereador, e uma quantia maior aos seus pupilos Jardson Rocha e Sandro Marinho.

* Os demais vereadores estão de acordo?

Possível resposta: Os 2/3 necessários para ser aprovado as constas, NÃO. Mas nada se pode esperar de muitos vereadores que ali estão, principalmente, daqueles que faziam parte no governo Marconi Bimba.

* E a última sessão do ano, dia 1º dezembro de 2014, o que poderá acontecer?

Possível resposta 01: Boicotarem novamente a sessão para assim não ficarem na responsabilidade do julgamento favorável ou não das contas do ex-prefeito.

Possível resposta 02: Aprovarem a prestação de conta do ex-prefeito. Dar-se-á devido ao pagamento de propina do ex-prefeito a alguns vereadores, mediante articulações e possíveis ‘garantias’ futuras.

Possível resposta 03: Reprovarem a prestação de conta do ex-prefeito. Dar-se-á devido à pressão da população e o respeito que a Câmara Municipal objetiva manter junto à sociedade.

Enquanto a população de Rosário aguardava ansiosamente a sessão na Câmara da Municipal, os vereadores estavam em reunião com Marconi Bimba – propositalmente, pois existiam outros dias e horários para a tal reunião.

Vergonhoso, irresponsável, indignos, são estes termos que retratam a atitude dos dois vereadores (Jardson Rocha e Sandro Marinho), poderiam ter a sensibilidade e bom senso em saber, que a questão do julgamento do ex-prefeito é de honra para o povo de Rosário, além do mais, limparia a péssima imagem que se encontra hoje a Câmara Municipal de Rosário.

“Atitudes como estas que serão lembradas em 2016, e o povo saberá quem realmente está do seu lado. Já foram três mandatos e nada foi feito pelo povo, estão sentindo o peso da rejeição, a mudança da Câmara Municipal de Rosário está batendo na porta”. – #LimpezaJá – #ForaCorja –

Leia também:  Rosário bem representadaResposta do Blog Maranhão de Verdade ao Nobre Edil – Vereador Jardson Rocha

Deixe uma resposta