Após pedido do Ministério Público, Coren-MA vistoria hospital particular de São Luís

A inspeção foi realizada em caráter de urgência para evitar a suspensão no atendimento da Unidade Hospitalar.

Atendendo à recomendação da 18ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizou nessa quarta-feira (20), uma vistoria nas dependências do Hospital São Domingos, em São Luís.

A ação foi motivada pelo promotor Herbeth Costa Figueiredo, em caráter de urgência, para averiguar a situação da quantidade de leitos na ala pediátrica do local e viabilizar uma solução a fim de evitar a suspensão no atendimento da Unidade Hospitalar.

“Foi constatado in loco um número de leitos insuficientes para atender toda a demanda da capital. A partir de agora será feito um relatório e encaminhado ao promotor para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, afirma o presidente Patrick Gomes.

Durante a visita, a equipe do Coren-MA fiscalizou outros setores como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Clínica Médica Adulta, Clínica Cirúrgica e Unidade de Cuidado Avançado (UCA). Foi solicitado ainda a Enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade um quantitativo de profissionais de enfermagem, e a escala de técnicos de enfermagem e enfermeiros.

“Foi dado um prazo de 3 (três) dias para que seja apresentado o cálculo de dimensionamento de profissionais, visto que todos os outros prazos solicitados a administração do hospital já foram extrapolados”, diz a coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Lorena Cantanhede.

A equipe de fiscalização foi composta pelo presidente do Coren-MA, Patrick Gomes; a coordenadora de fiscalização, Lorena Cantanhede e as enfermeiras fiscais, Djayna Serra e Ana Paula Aroldi.

Deixe uma resposta