Feirinha São Luís atrai público em domingo chuvoso

A 42ª edição da Feirinha São Luís que aconteceu nesse domingo (25), trouxe uma mistura de ritmos brasileiros para o palco da Praça Benedito Leite, com bandas de samba, reggae e forró que animaram o público que compareceu ao evento mesmo com a chuva. A Feirinha é um projeto da Prefeitura, executado na gestão do prefeito Edivaldo por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar e apresentar ao público a cultura e gastronomia ludovicenses. Na programação cultural Forró Pé de Serra.com, Rafael Guterres e Samba de Iaiá. Além da Banda da Feirinha e Bloco Tradicional Os Guerreiros.

O secretário Ivaldo Rodrigues, titular da Semapa, explica o sucesso da Feirinha mesmo com as variações do clima. “Pensando no conforto do público e continuação do projeto, independente de chuva ou sol, a Feirinha São Luís possui tendas em todos os setores, recebendo bem todos que passam pela Praça Benedito Leite aos domingos”, afirma o secretário.

Além das atrações culturais, venda de produtos e gatronomia, a Feirinha São Luís abriu espaço, este mês de março, para ações voltadas para as mulheres. Assim,  foram ofertadas ações de saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que neste domingo levou ao público presente informações sobre diversas doenças. No local também foram aplicados questionários para averiguar as demandas a população no que diz respeito à rede municipal de Saúde.

“Durante este mês demos atenção especial à oferta de serviços para a mulher, especialmente com foco na prevenção das principais doenças que acometem o público feminino. Entendemos que este pode ser um espaço para lazer e também de cuidar da saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

FEIRINHA

A Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações artísticas.

Para o dentista Gustavo Barbosa, o lugar merece ser visitado. “Vim pela segunda vez, acho a ideia do projeto muito boa, que mesmo com chuva não para. A gente aproveita pra passear e aproveitar nossa comida típica, vendida por um preço acessível, além de todas as outras vertentes, como as atrações culturais, que fazem desse projeto um evento único”, concluiu Gustavo.

A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. Apenas no primeiro ano, movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a renda na região.

Deixe uma resposta