O programa ID Jovem continua avançando e já conta com aproximadamente 400 mil beneficiários em todo o Brasil. Hoje, ele foi lançado no Amazonas e o evento ocorreu em Manaus, no salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia e contou com a presença do Secretario Nacional da Juventude, Assis Filho, da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaina Chagas, do vereador François Matos, representando a câmara municipal de Manaus e da deputada Alessandra Campelo, representando a assembleia legislativa do estado do amazonas.
No Amazonas, mais de 470 mil jovens podem ser beneficiados com as vantagens do ID Jovem. Já na capital, Manaus, são mais de 137 mil pessoas, entre 15 e 29 anos, com direito ao benefício.
“Lançar o programa ID Jovem no estado do Amazonas é um gesto muito simbólico do governo brasileiro com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, que está com uma gestão nova, com menos de dois meses. A SNJ quer dar apoio e acompanhamento a esta pasta e trazer o ID Jovem para cá é uma forma de mostrar que o Norte do Brasil está sendo olhado com carinho por nós. Hoje tivemos a oportunidade de lançar o programa em uma comunidade ribeirinha e esperamos expandir a ID Jovem por todo o Brasil”, afirmou o secretário de juventude Assis Filho.
“A Assembleia, o Procon, o Governo Federal através do nosso Secretario Nacional Assis Filho, que aqui já firmou este compromisso conosco, a Sejel e o Governo do Estado do Amazonas, estarão unidos para que esta Lei seja cumprida e o jovem do Amazonas tenha direito, e esse direito seja preservado e nós possamos sim levar estes benefícios do ID Jovem a cada município do estado do Amazonas, seja ele o mais longe ou o mais próximo da capital amazonense”, se comprometeu a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaina Chagas.
“Vamos buscar que o benefício atenda a todos os municípios. O governo do estado tem priorizado a juventude e através deste programa, ampliamos o alcance das políticas públicas para este público. Um exemplo é o caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A taxa de evasão deste ano foi de 47%, segundo o Ministério da Educação. Com o desconto na inscrição, graças ao benefício, acreditamos que no próximo ano teremos mais adesões”, explica Caroline Pinheiro, chefe de juventude do estado do Amazonas.
No mesmo dia, pela manhã, ocorreu o lançamento do programa em uma comunidade ribeirinha de Nossa Senhora Aparecida.
Sobre o Programa
O ID Jovem é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
A emissão do ID Jovem pode ser feita por meio de aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa (http//idjovem.caixa.gov.br). É necessário ter em mãos o número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho. O programa, que está presente em várias capitais do Brasil, foi lançado em dezembro de 2016.