Assis Filho lança ID Jovem no Amazonas

O programa ID Jovem continua avançando e já conta com aproximadamente 400 mil beneficiários em todo o Brasil. Hoje, ele foi lançado no Amazonas e o evento ocorreu em Manaus, no salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia e contou com a presença do Secretario Nacional da Juventude, Assis Filho, da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaina Chagas, do vereador François Matos, representando a câmara municipal de Manaus e da deputada Alessandra Campelo, representando a assembleia legislativa do estado do amazonas.

Aaa snj amazonas 4

No Amazonas, mais de 470 mil jovens podem ser beneficiados com as vantagens do ID Jovem. Já na capital, Manaus, são mais de 137 mil pessoas, entre 15 e 29 anos, com direito ao benefício.

“Lançar o programa ID Jovem no estado do Amazonas é um gesto muito simbólico do governo brasileiro com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, que está com uma gestão nova, com menos de dois meses. A SNJ quer dar apoio e acompanhamento a esta pasta e trazer o ID Jovem para cá é uma forma de mostrar que o Norte do Brasil está sendo olhado com carinho por nós. Hoje tivemos a oportunidade de lançar o programa em uma comunidade ribeirinha e esperamos expandir a ID Jovem por todo o Brasil”, afirmou o secretário de juventude Assis Filho.

Aaa snj amazonas 1

“A Assembleia, o Procon, o Governo Federal através do nosso Secretario Nacional Assis Filho, que aqui já firmou este compromisso conosco, a Sejel e o Governo do Estado do Amazonas, estarão unidos para que esta Lei seja cumprida e o jovem do Amazonas tenha direito, e esse direito seja preservado e nós possamos sim levar estes benefícios do ID Jovem a cada município do estado do Amazonas, seja ele o mais longe ou o mais próximo da capital amazonense”, se comprometeu a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Janaina Chagas.

Aaa snj amazonas 3

“Vamos buscar que o benefício atenda a todos os municípios. O governo do estado tem priorizado a juventude e através deste programa, ampliamos o alcance das políticas públicas para este público. Um exemplo é o caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A taxa de evasão deste ano foi de 47%, segundo o Ministério da Educação. Com o desconto na inscrição, graças ao benefício, acreditamos que no próximo ano teremos mais adesões”, explica Caroline Pinheiro, chefe de juventude do estado do Amazonas.

No mesmo dia, pela manhã, ocorreu o lançamento do programa em uma comunidade ribeirinha de Nossa Senhora Aparecida.

Sobre o Programa

O ID Jovem é um documento que garante acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais, além da gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos jovens com renda mensal de até dois salários mínimos e idade entre 15 e 29 anos. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

A emissão do ID Jovem pode ser feita por meio de aplicativo do celular ou pela internet, no site do programa (http//idjovem.caixa.gov.br). É necessário ter em mãos o número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, extrato do FGTS e a Carteira de Trabalho. O programa, que está presente em várias capitais do Brasil, foi lançado em dezembro de 2016.

Deixe uma resposta