ID Jovem é lançando na Paraíba

João Pessoa recebeu, na manhã desta segunda-feira (12/06), a Caravana do ID Jovem, programa lançado no final de 2016 pelo presidente Michel Temer. Estiveram presentes à cerimônia o secretário nacional de Juventude, Assis Filho; a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; o secretário de Esporte e Lazer da Paraiba, Bruno Figueiredo; a secretária executiva de Juventude da Paraíba, Priscilla Gomes; e os prefeitos de Remígio, Chio; de Santana dos Garrotes, José Paulo; de São Bento, Dr. Jarques;  de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno; de Carrapateira, Marineide; de Lougradouro, Célia Carvalho; de Sumé, Éden Duarte;  de Frei Martinho, Aído Lira; de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro; de Pilões, Iremar Flor; de Emas, Segundo Madruga; de Lagoa, Toninho Alípio; de Nova Palmeira, Ailton Medeiros; de Belém, Renata Christinne; de Lucena, Marcelo Monteiro; de Brejo do Cruz, Evandro Maia; de Pombal, Dr. Verissinho; de Borborema, Gilene Cândido; e de Santo André, Silvana Marinho; e dos deputados estaduais Estela Bezerra (PSB) e João Gonçalves (PDT).

A Paraíba tem 534 mil jovens de 15 a 29 anos aptos a emitir a ID Jovem, 54,4 mil deles só na capital, João Pessoa. O secretário nacional de Juventude lembrou que o ID Jovem surgiu a partir da aprovação do Estatuto da Juventude. “O governo federal começa a tirar do papel uma série de diretrizes que passam a se tornar realidade”, afirmou Assis, para quem o ID Jovem é capas de resgatar a auto-estima da juventude brasileira.

A secretária de Juventude da Paraíba disse que o Governo do Estado vai criar um Comitê de Acompanhamento e Fiscalização, “para que o jovem possa de fato usufruir deste benefício”. Priscilla disse que o ID Jovem garante os benefícios previstos no Estatuto da Juventude, “sancionado após as jornadas de junho de 2013”. Os agentes públicos de diversas prefeituras paraibanas passaram por uma capacitação do ID Jovem no período da tarde.

“Devemos estar unidos para que as políticas que transformem a vida dos jovens sejam efetivadas”, reconheceu a vice-governadora da Paraíba. De acordo com a deputada estadual Estela, é preciso fazer com que o programa chegue ao maior número de jovens para que “a ID Jovem seja ferramenta de participação e de acesso à mobilidade e à cultura”.

Forjuve Nordeste – Os secretários estaduais de Juventude aproveitaram o lançamento na Paraíba para promover o encontro regional do Fórum Nacional de Gestores e Secretários de Juventude (Forjuve). A vice-presidente do Forjuve, Tatiana Pereira, secretária de Juventude do Maranhão, afirmou que o encontro é necessário para que “as políticas de juventude possam chegar com mais força no Nordeste”. A reunião acontece na segunda e na terça-feira.

Estão presentes os secretários estaduais de Juventude do Ceará, Davi Barros; do Rio Grande do Norte, Raimundo Lisboa; da Paraíba, Priscilla Gomes; do Piauí, Vicente Gomes; de Pernambuco, Adriana Luz; e da Bahia, Jabes Soares. A vice-governadora elogiou a iniciativa do encontro. “Precisamos olhar para as políticas públicas de juventude de forma que possam transformar a vida dos jovens para melhor”. Ela disse que o Governo da Paraíba tem “um olhar especial para os jovens, com várias políticas publicas”. Lígia citou como exemplo o Preima, que transforma o jovem por meio da música, e o Giramundo, que dá oportunidade aos jovens das escolas estaduais fazerem intercâmbio no exterior.

Deixe uma resposta