A jovem promessa da política de São José de Ribamar (cidade a 27 quilômetros de São Luís), Jamys Gualhardo (na foto abaixo) presta homenagem ao dia do trabalhador dizendo que nesta data significante do dia 1º de maio todos possamos desfrutar dos bens imensos gerados pelo trabalho e, consequentemente, lembrar-se do bem que fazemos aos outros e a sociedade com essa contribuição, na verdade, essa contribuição é o trabalho.
Entenda como e por que foi instituído o feriado de primeiro de maio, e fica nossa homenagem aos nobres trabalhadores que fazem deste mundo um lugar melhor para viver, colocando todo seu potencial e talento em favor da sociedade. Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar o significado da data como um dia de luta dos trabalhadores. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de três manifestantes.
No dia seguinte, 4 de maio, uma nova manifestação foi organizada, em protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos contra os policiais que tentavam dispersar os manifestantes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão. A explosão do artefato e o tiroteio que se seguiu resultaram na morte de sete policiais e pelo menos quatro civis, além de ferir vários outros. Este, é um pequeno resumo deste feriado tão significativo no Brasil, independentemente de quaisquer atividades laborais, todos constroem juntos uma engrenagem que realizam nosso bem viver, que luta cada dia por melhores condições de vida.