Marcelo Poeta solicita implantação de ecoponto no Anil

Vereador Marcelo Poeta (PCdoB)
Vereador Marcelo Poeta (PCdoB)

O vereador diz que o pedido tem o objetivo de desativar lixão que se instalou no local e tem causado prejuízos à saúde da população É de autoria do vereador Marcelo Poeta (PCdoB) requerimento aprovado e encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) e demais órgãos municipais competentes, solicitando providências urgentes para que seja feito estudo técnico que viabilize a construção de um Ecoponto, na Rua 25 de Dezembro, imediações do Centro Integrado Rio Anil – Cintra, no bairro do Anil.

Marcelo Poeta diz que o pedido tem o objetivo de desativar lixão que se instalou no local e tem causado prejuízos à saúde da população, devido à proliferação de ratos e insetos. “A proximidade do Cintra já justifica a nossa solicitação. Várias pessoas estão colocando dejetos no local, que está virando um lixão. Se não fosse a ação da Superintendência de Limpeza Pública do Município, que fica atenta e realiza a limpeza constante, já teria acumulado muito mais lixo no lugar”, afirma o parlamentar.

Segundo Poeta, a área para a instalação do Ecoponto é considera adequada, por se encontrar perto de uma escola. “Em lugar nenhum, um lixão é bem-vindo, principalmente, em frente a um colégio. Além da disponibilização desse espaço, temos o dever de atender a toda à comunidade do grande Anil, nesse sentido. Já têm Ecopontos em operação no Angelim, Bequimão, Turu, Bairro de Fátima e Jardim América. Por isso, consideramos que o Anil necessite e mereça a instalação de um Ecoponto”, argumentou.

Ecoponto – Disponibilizado pela prefeitura à população, o espaço é destinado à entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo, combatendo, assim, o descarte irregular de resíduos na capital maranhense. Os produtos recicláveis coletados nesses pontos são enviados para cooperativas de reciclagem. Já os produtos orgânicos e inertes (madeiras, resíduos de construção civil, vidros, plásticos, latas de alumínio etc.) são encaminhados para destino final adequado. Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo, contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção de lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar, à população, um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em casa.

Deixe uma resposta