A mudança natural na política…

Sarney

As eleições de 2014 tiveram uma grande importância na história do Maranhão. A derrota do candidato indicado pelo atual governo, Lobão Filho (PMDB), deu fim ao império criado por José Sarney (PMDB), que dominou por longos 50 anos a política local.

Tão significativa quanto à derrota enfrentada pela oligarquia Sarney no Maranhão, a aposentadoria do líder maior foi uma grande perda na influência que o grupo exerceu no Estado e na esfera nacional.

Nos seus 84 anos, José Sarney desistiu de enfrentar mais uma eleição ao Senado pelo Estado do Amapá. Sarney disputou sua primeira eleição em 1954, acabou não se elegendo, mas assumiu pela primeira vez um mandato no Congresso Nacional, em 1955. Na sua longa carreira política, o líder da oligarquia maranhense chegou à Presidência da República em 1985, com a morte do presidente eleito, Tancredo Neves. Ao fim do seu último mandato como senador, José Sarney completará 59 anos de carreira política.

Como tudo na vida tem seu tempo, o coronel maranhense vai ter que enfrentar sua aposentadoria. Além da mudança vinda das urnas, com a derrota do seu candidato, José Sarney enfrentará a mudança imposta pela vida e a partir de Janeiro de 2015, não exercerá um cargo político.

E pronto…

Deixe uma resposta