Rose Sales quer elaboração de projeto para despoluir e revitalizar o Rio Anil

Vereadora Rose SalesDomingos Costa – Com o objetivo de contribuir para a preservação do Rio Anil a vereadora de São Luís, Rose Sales (PCdoB), está solicitando do Governo do Estado que faça gestão junto a SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), em caráter emergencial, no sentido de viabilizar estudos para a elaboração de um projeto de parceria intergovernamental para a despoluição e revitalização do Rio Anil e urbanização das suas margens. “O pedido se faz pela importância do Rio Anil, que é um dos principais rios maranhenses, sendo que as margens deste rio foi fundado o primeiro núcleo do que viria a ser a atual cidade de Sã Luís”, argumenta ela.

Rose Sales (PCdoB) preparou uma indicação que foi aprovada na última quarta-feira(23/10), pelo plenário do Legislativo São-luisense, e deverá ser estendido à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ao Ministério do Meio Ambiente.

No entendimento da parlamentar é necessário uma “responsabilização integrada de vários organismos para que a ação desencadeada para a preservação do Rio Anil não fique só no utópico, no distante”. Para debater o assunto, ela também está anunciando para o dia 21 de novembro a realização de uma audiência pública, convocada pela Comissão de Meio Ambiente do parlamento ludovicense, da qual é presidente, contando com a participação dos vereadores Astro de Ogum (PMN), Francisco Chaguinhas (PRP) e Pedro Lucas (PTB).

Dando ênfase de que tem sido uma perda histórica “a morte de nossos rios e fontes aqüíferas”, Rose Sales diz que “a luta pela despoluição e revitalização do Rio Anil é importante devido tem sido um dos mais importantes rios da cidade na década de 60, quando teve uma grande circulação de transporte, bem como de escoamento da produção e fonte de subsistência”. Ela lembrou ainda a importância que tinha o porto do Anil para as comunidades e moradores do entorno que se constituem como fatores para uma ação pela preservação do Rio Anil.

Deixe uma resposta